Uma característica do nosso tempo é hedonismo, que consiste em uma doutrina moral em que a busca pelo prazer é o único propósito da vida.
O Hedonismo contenta-se com uma felicidade pequena demais, terrena e superficial, uma felicidade momentânea. Deus não nos criou e não nos salvou para vivermos numa felicidade pequena e momentânea, Ele nos criou e nos salvou para desfrutarmos da maior de todas as felicidades, a felicidade de amá-lo, glorificá-lo e desfrutar da Sua presença sempre.
A verdadeira felicidade não é pequena e nem momentânea que compramos num supermercado ou numa loja de grife, mas uma realidade encontrada na presença de Deus. É na presença de Deus que existe plenitude de alegria; e somente em Sua intimidade que nossa alma experimenta a verdadeira felicidade e à desfruta perpetuamente.
Influenciado pelo hedonismo, muitos cristãos entram em crise ao passarem por sofrimento, chegam a perguntar; por que um cristão tem que sofrer? Será que estou em pecado? Será que Deus está me castigando? Será que é falta de fé? Até duvidam da existência de Deus por causa do sofrimento. Se existe sofrimento, Deus existe mesmo? Se Deus é bom e poderoso, por que não destrói o mal? Por que todo esse sofrimento? Por que coisas más acontecem com pessoas boas?
O sofrimento faz parte da nossa realidade, seja ela física ou emocional. Há dor amortecida e dor aguda. O medo e a ansiedade podem produzir grande sofrimento. A humilhação, o desprezo, a solidão, a perda de um ente querido, o remorso, a destruição do casamento causam dor e todos estamos sujeitos. O sofrimento emocional pode ser tão profundo quanto a dor física. O sofrimento pode afetar a mente, as emoções, o físico e o espírito. A depressão profunda é uma terrível realidade para muitos.
Por isso que não devemos colocar a nossa alegria nas coisas e circunstâncias. No mundo há sofrimento e decepções. Deus não é culpado por tanto sofrimento, o mundo está como está, porque nós não somos o que deveríamos ser.
Encontramos relatos nas Escrituras que dizem que Deus não nos poupa do sofrimento, mas caminha conosco. Deus fala com o profeta Isaías no capítulo 43:1-3: “Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não temas, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você”. Jesus disse, “no mundo tereis aflições”. Deus muitas vezes não nos livra da cova dos leões, mas nos livra na cova, assim como enviou os seus anjos para guardar Daniel, Ele dá ordem aos Seus anjos para nos proteger
Deus nunca nos desampara, Ele sempre está trabalhando nos momentos difíceis da nossa vida e tem o poder de usar para o nosso bem (Romanos 8:28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito).
Deus transforma as os momentos difíceis de sofrimento em benefício para nós (Filipenses 1: 12 Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho).
Mesmo que as dificuldades e o sofrimento não cessem, Deus é a razão da nossa alegria. (Habacuque 3:17-18 Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação).
Que possamos fazer como o profeta Habacuque e o apóstolo Paulo, se alegrar no Deus da salvação, Ele é um Deus que pode e sabe todas coisas, Nele encontramos refúgio e esperança, até mesmo quando passamos pelo vale da sombra da morte.

Guilherme Cesar
Bacharel em Teologia pelo Seminário Betânia em Altônia-PR (2008). Pastoreou a Igreja Evangelica Livre em Paranhos-MS de 2009 à 2019. Hoje é pastor titular da Igreja Evangélica Livre na Faculdade em Cascavel. Também tem servido como vice-presidente de CORIEL-Oeste do Paraná e Ms e como vice-presidente da AMEGLOBAL.
Amém irmão.
Sejamos nós os que experimentamos a grande e profunda felicidade de andar satisfeitos em Cristo. Obrigado pela reflexão.