16
Dom, Dez

Bem-estar
Fontes

Verão é época de praia e sol. Neste período, vale a pena praticar esportes e atividades como futebol, futevôlei, vôlei, frescobol, e malhar nas areias.

Em entrevista à CARAS Digital, Sergio Mauricio, ortopedista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício, revela quais são os benefícios de se praticar atividades físicas na praia; confira!

Quais os principais cuidados ao se praticar esportes na areia?
"Praticar esportes na areia exige muito mais da musculatura do que em uma quadra ou no calçadão. Além disso, o terreno é irregular e pode predispor a torções dos tornozelos e joelhos. Ir ao poucos é a principal recomendação. Além disso, os sabidos cuidados com a hidratação e uso de protetor solar são essenciais".

Qual esporte ideal para quem esta começando a se exercitar na areia?
"Qualquer atividade deve ser começada aos poucos, porém não há uma pré-requisito específico no caso da areia. A regra de associar atividades para fortalecimento e ganho de mobilidade também é muito válida, pois elas Irão prevenir lesões. Podem ser praticadas na própria areia, como nos treinos funcionais, como em associação com academias e estúdios de pilates. Para aqueles que desejam correr, iniciar com caminhadas e ir progressivamente intercalando com corridas é uma boa opção. Com isso a musculatura e os tendões irão acostumar aos poucos com as cargas repetidas da corrida. Para atividades coletivas como vôlei e futebol, deve-se respeitar os limites do corpo, interrompendo quando vir que já está cansado. Isso varia de pessoa para pessoa".

É mais difícil praticar esportes na areia do que na quadra?
"Sim, a exigência muscular é maior, porém é uma questão de adaptação. Existem pessoas que só correm ou jogam futebol na areia. Suas musculaturas já estão adaptadas para a atividade. Para aqueles que correm no calçadão e desejam trocar o treino para a areia, o recomendado é não terem como metas as distâncias a que estão habituados e sim seus tempos. Por exemplo, se corre 10km em 1h, faça 1h de corrida sem pensar na distância. Essa sempre será menor, mas a musculatura sentirá muito mais".

O gasto calórico é maior?
"Sim, o gasto calórico possui relação direta com a intensidade do seu treino. Como a areia exige mais de sua musculatura temos uma maior queima de calorias para um mesmo exercício, mas é claro que isso irá depender do esforço aplicado por cada pessoa. Atenção especial à hidratação. Muitas vezes estamos concentrados na atividade e esquecemos de beber água".