20
Dom, Jan

Vida Cristã
Fontes

O "politicamente correto" também tem suas versões religiosas e sua vez nos círculos evangélicos. É que há nesses contextos uma agenda que muda e "dita" o que deve estar na pauta dos pastores para se saírem bem na fita, fazerem coro com os discursos dos líderes mais relevantes, manterem as estatísticas de crescimento favorável, enfim, serem "politicamente corretos" conforme os "maiorais".

Alguns chegam até a pensar que isso seja, inclusive, profético, revelacional ou sei lá o quê. A agenda do momento, após ter passado a onda do pastor tipo empreendedor, se já notaram, é social-ideológica.

Com discursos quase como de um candidato, eles falam de comunidades, fome, políticas públicas, adicção e restauração etc. Mas isso não é bom? Seria se não fosse "politicamente correto"; se não fosse mais uma tendência de quem quer estar inserido no que funciona, dá resultados, chama a atenção, conquista o "eleitorado", reverbera na boca dos medalhões; seria se fossem pulsões espirituais em uma alma despojada, desprendida, quebrantada, que converteu-se ao pobre e ao necessitado como um chamado / vocação.

Seria se fosse uma verdade que não muda, justamente por ser eterna, supracultural e o que homem/humanidade - sempre - mais precisou.

Fico a me perguntar qual será a próxima "vibe" com seus discursos e ênfases? Pastores do tipo coaching com suas mobilizações para motivação e triunfo, do tipo psicólogo (neurocientificamente repaginado, é claro) com suas "clínicas" de antendimento pago, do tipo zen-budista com seus estilos naturalistas-contemplativos-despojados, ou ainda, os que nunca mudam (cheios de orgulho por isso) amarrados aos dogmas das tradições históricas de homens ao invés de atarem-se à simplicidade do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo? Qual será?

Não viaje nas tendências do que o homem / igreja produz. Permaneça nas evidências do que se consumou na cruz. Simples assim!

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS
Cadastre o seu e-mail para receber informações e novidades sobre o nosso portal.