23
Qua, Mai

Devocional
Fontes

20 de dezembro de 2017

Leitura Bíblica: Êxodo 18.5-23

Como é bom um conselho na hora certa! (Pv 15.23b)

Talvez um dos relacionamentos mais complicados seja com os sogros, e destes com os cônjuges de seus filhos. Apesar de em muitos casos haver simpatia mútua, é preciso considerar que muitas famílias são diferentes em seus hábitos, conceitos, tradições, crenças – e isso pode gerar conflitos. Hoje lemos sobre a visita de Jetro ao seu genro. Em todo mundo conhecido da época, o assunto mais comentado era o que o Senhor fizera por Israel. Jetro teve o privilégio de ouvir isso contado por aquele que liderava o povo e teve participação direta nos milagres. Tudo isso levou Jetro a glorificar e adorar a Deus.

Sua visita, porém, não foi apenas festa. Ele ajudou Moisés em algo que este talvez nem percebesse que estava prejudicando a si e ao povo. Ao ver aquela situação tão improdutiva e que em breve esgotaria a todos, Jetro interferiu. Não como alguns sogros e pais que dizem: “Faça isso” ou “Não faça aquilo”. Ele ofereceu um conselho muito sábio: dividir a tarefa com homens íntegros e tementes a Deus. Não foi orgulhoso, esperando que Moisés fracassasse para então ensinar-lhe, de modo arrogante, o que fazer. Permitiu que Deus o usasse para melhorar o atendimento das questões do povo e transmitiu um ensino que pode ser aplicado em nossas vidas hoje: não precisamos fazer tudo sozinhos! Vivemos num mundo muito competitivo, em que muitos têm medo de delegar ou não confiam em seus colaboradores. Mas é sempre confortante pensar que não precisamos chegar ao ponto do esgotamento, pois a Bíblia nos ensina que dividir tarefas e trabalhar em equipe pode ser muito bom para todos.

Moisés também não foi orgulhoso: compreendeu que o conselho era sábio e que seria tolice não segui-lo. Por causa do bom relacionamento entre eles, todos foram beneficiados.

E você, ouve e aceita conselhos de seus familiares? Ter humildade diante de um conselho sábio pode mudar nossa vida e nos poupar muito sofrimento! – VWR

“Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio” (Pv 19.20).

Cadastre o seu e-mail para receber informações e novidades sobre o nosso portal.