16
Dom, Dez

Devocional
Fontes

9 de dezembro de 2017

Leitura Bíblica: Êxodo 20.12

Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o SENHOR, teu Deus (Dt 5.16a).

Sabemos que os filhos devem honrar os pais de modo incondicional. Porém, existem muitas maneiras de não fazer isso:

– Às vezes temos o impulso de falar mal de nossos pais numa roda de amigos. Temos até vontade de criticá-los em relação a pequenas falhas ou sua falta de habilidade: “Meu pai é ‘quadrado’”; “Mamãe é insuportável”. Isso não agrada a Deus (veja Pv 20.20).

– Brigar com os pais é uma maneira de desonrá-los. Na Lei dada aos israelitas constava que quem agredisse seu próprio pai ou sua própria mãe deveria ser executado (Êx 21.15). Hoje não seremos mortos por isso, mas precisamos entender que muitas vezes ferimos nossos pais com a língua e o modo de agir, ou seja, com nossas palavras e atitudes. Desafiá-los com atitudes provocadoras, ser rudemente contrário às suas opiniões, não dialogar nem usar amor e equilíbrio para resolver questões também é deixar de honrá-los. Agir frontalmente contra o que pensam é ser desafiador. Nenhuma dessas atitudes agrada a Deus.

– Não podemos cultivar atitudes como “ficar de mal”, virar as costas, evitar contato, desprezá-los ou demonstrar indiferença – mesmo que por pouco tempo. Devemos ser atenciosos e solícitos com eles. Menosprezamos nossos pais quando os considerarmos pouco preparados, fora de nosso tempo ou que poderiam ser mais inteligentes ou mais espertos. Nossos pais merecem honra, independente de como sejam; devemos honrá-los acima de qualquer situação.

– Um filho que honra os pais não faz nada às escondidas, não engana, não falta com a verdade, não “apronta”. Esconder deslizes com amigos e outros segredos não faz parte da atitude de quem honra os pais. É preciso ser transparente com eles, visto que merecem atenção e dedicação. Há ainda muitas outras maneiras de desonrar os pais e de desobedecer à vontade de Deus em nossas vidas. Mas hoje você é convidado a honrar seus pais de uma forma especial! Tente, invente… – EDG

Honrando nossos pais, obedecemos e glorificamos ao Pai celestial.

Cadastre o seu e-mail para receber informações e novidades sobre o nosso portal.