11
Seg, Dez

Devocional
Fontes

3 de dezembro de 2017

Leitura Bíblica: Mateus 24.42-44

Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor (Mt 24.42).

O capítulo 24 de Mateus trata da volta de Cristo. Depois de mencionar diversos sinais que precederão seu retorno, Jesus deixa claro que ninguém sabe quando este momento chegará, nem os anjos, nem o Filho, mas somente o Pai (Mt 24.36). Nos capítulos 24 e 25 ele relata então diversas parábolas sobre a iminência da sua volta e a necessidade de vigilância por parte dos cristãos.

Tendo em mente que ninguém sabe a hora exata da vinda do Senhor, ele faz esta comparação: “Se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada” (v 43).

Assaltos ocorrem frequentemente, especialmente em tempos de crise econômica. Naquela época, os ladrões arrombavam a casa escavando um buraco na parede e roubavam todos os bens do proprietário. A maioria das casas da Galileia era feita de barro. Depois de chuvas fortes, quase sempre tinham de ser reparadas. Era possível abrir um buraco na parede, e a parábola indica que os bandidos o faziam facilmente. Se o dono da casa soubesse a que horas os ladrões viriam, com certeza vigiaria para impedir que o roubo acontecesse.

Jesus não contou esta parábola para exortar seus ouvintes a tomar medidas de segurança em suas pequenas casas rurais. Ele quis exortá-los a serem vigilantes e a viver de tal maneira que pudessem esperar com confiança a vinda de Cristo e o julgamento que ele fará. Em muitos lugares do Novo Testamento, a vinda de Cristo é comparada com a vinda de um ladrão durante a noite (p.ex. 1Ts 5.2; 2Pe 3.10; Ap 3.3; Ap 16.15). Claro que Cristo não se compara a um ladrão; o inesperado de sua vinda é que lembra um assalto. Entretanto, sua vinda só é imprevisível para quem não o espera. Estes, sim, serão surpreendidos. Aqueles que entendem e esperam pela vinda de Cristo não serão surpreendidos, pois o estarão aguardando. – CK

Prepare-se para a volta de Cristo vivendo hoje como se ele já estivesse visível ao seu lado.

Cadastre o seu e-mail para receber informações e novidades sobre o nosso portal.