24
Sex, Nov

Devocional
Fontes

23 de junho de 2017

Leitura Bíblica: Salmo 119.9-16

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti (Sl 119.11).

Nesta conversa com Deus, o salmista declara o inestimável valor de conhecer e decorar a Palavra de Deus. É sua principal arma contra a força da tentação.

Tiago, meio-irmão de Jesus, esclarece que esta tentação emana do mau desejo capaz de arrastar e seduzir o coração humano. Isso resulta no pecado (aquilo que desagrada a Deus) que, uma vez consumado, gera a morte (Tg 1.14-15). Assim como o corpo humano luta constantemente contra os tóxicos que ameaçam sua vida, filtrando o sangue pelos rins e o ar pelo nariz e pulmões, o cristão se protege contra o pecado meditando na Bíblia e memorizando seus textos. Não há melhor proteção contra as ciladas de Satanás do que a fé firmada na Palavra inspirada por Deus. Foi assim que Jesus venceu as tentações no deserto da Judeia (Mt 4.1-11; Mc 1.12-13 e Lc 4.1-13).

A vitória eficaz sobre a tentação depende de dois princípios: a ação do Espírito Santo (que utiliza a verdade bíblica para vencer o pecado) é essencial; além disso, é necessário conhecer a Palavra. Diz o apóstolo Paulo: “Se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão” (Rm 8.13).

O autor de Hebreus declara solenemente que “sem santidade ninguém verá o Senhor” (12.14b). Cristãos que imaginam poder trilhar o caminho da santificação sem ler ou meditar na Palavra, ou que apenas com o esforço próprio vencerão as tentações que continuamente estão assediando seu coração, estão redondamente enganados. O salmista sabe melhor. O cristão, guardando a Palavra de Deus no coração e buscando o poder do Espírito pela oração, tem a melhor chance de alcançar a vitória. O caro leitor está convencido de que o relacionamento com Deus por meio da Palavra inspirada é o caminho mais seguro para vencer a tentação? – RS

Palavra e Espírito Santo no coração: o melhor produto no melhor lugar para o melhor propósito!

Cadastre o seu e-mail para receber informações e novidades sobre o nosso portal.