23
Seg, Out

Devocional
Fontes

14 de março de 2017

Leitura Bíblica: Salmo 121.1-8

[Jesus disse:] Venham a mim, todos os que estão cansados e sobre-carregados, e eu lhes darei descanso (Mt 11.28).

Ao assistir a um programa na TV deparei-me com uma estranha e cruel competição, na qual mais de 800 pessoas, entre homens e mulheres de vários países, participavam de uma maratona a pé pelo deserto do Saara. Naquele ambiente agressivo e hostil todos desejavam superar os limites físicos, vencer as adversidades e concluir a travessia. Alguns, porém, não resistiram e ficaram para trás, exaustos, completamente sem forças para continuar. Foram resgatados por um helicóptero. A maioria, no entanto, chegou ao final.

Fiquei imaginando o que leva as pessoas a encarar desafios tão duros, arriscando a própria vida, submetendo os seus corpos ao extremo da resistência física e sofrendo privações de várias formas. Um dos competidores tentou explicar os motivos. Disse, dentre outras coisas, que a experiência vivida no deserto jamais seria esquecida. Assim é a vida, pensei. Por mais dolorosos que sejam os momentos de aflição, são eles que nos ensinam algo e trazem experiências profundas. Muitos de nós, que não participamos de nenhuma maratona desse tipo, também estamos exauridos pelas duras provas que enfrentamos na vida, pelos esforços empreendidos em tantas atividades e, mesmo assim, precisamos continuar o percurso. Machucados, cansados, oprimidos, mas lutando para ultrapassar os limites. Os fardos pesam, porém Jesus prometeu aliviar as nossas cargas e nos dar descanso (veja o versículo em destaque).

O texto de hoje provavelmente era cantado por peregrinos durante um trajeto desafiador até Jerusalém. Ele ensina a olhar para Deus e ver além da aridez. Muitas vezes, apesar dos nossos esforços, as forças se esvaem. O percurso é difícil e ficar no meio do caminho parece ser a opção mais viável. Então, caímos. Resta esperar pelo socorro. Olhe para o alto: ele vem do Senhor! – MRA

Quando não temos mais forças para prosseguir, podemos olhar para o alto e receber do Senhor o alívio que precisamos!

Cadastre o seu e-mail para receber informações e novidades sobre o nosso portal.